As inscrições para a 2ª Mostra Científica de Administração (MCA), serão três assuntos distintos, voltados à área de logística, RH e marketing. Para os profissionais e estudantes da última categoria, o tema é “A influência das mídias sociais no marketing empresarial”.
Hoje, a imagem, os produtos e os serviços prestados pelas empresas estão cada vez mais expostos nessas redes. Consumidores, empunhando smartphones, são velozes e ácidos em suas críticas quando percebem alguma falha no atendimento de suas necessidades particulares ou coletivas. Os elogios, extremamente positivos, quando ocorrem, não se difundem viroticamente da mesma maneira que os comentários negativos que são devastadores e incontroláveis em muitos casos. Não importa a reputação, o tamanho ou a nacionalidade da empresa objeto da exposição. As mídias digitais aceitam tudo e não há legislação que possa refrear esse movimento social.
Diante desse quadro, o estudante ou o profissional deve construir seu artigo de acordo com os critérios da mostra, expostos no fim da matéria, e responder a seguinte questão: como as empresas devem interagir com as clientelas – e com algumas “tribos” – de forma a utilizar estes fatos novos como algo a ser trabalhado positivamente em benefício de todas as partes interessadas?
O primeiro colocado na categoria profissional ganha R$ 1.800,00, e o segundo colocado fica com R$ 1.200,00. Na categoria dos estudantes, apenas um vencedor recebe R$ 1.000,00. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham um certificado chancelado pelo CRA-RJ.
Os interessados devem acessar o site do MCA e se cadastrar gratuitamente.
Como surgiu o MCA
A ideia para a Mostra Científica de Administração surgiu após o sucesso da submissão dos artigos e painéis enviados para o XXII Enbra e VIII CMA, quando o CRA-RJ recebeu quase 150 trabalhos e houve a aprovação de 93 deles pelo Comitê Científico.
Em 2013, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu sua 1ª Mostra Científica de Administração, de tema central “A inovação como chave para o desenvolvimento sustentável das organizações”. A premiação aconteceu durante o VII Encontro de Administradores, transmitido ao vivo pela Rádio e TV CRA-RJ, que comemorou os 48 anos da profissão e recebeu mais de 1.300 pessoas nos auditórios do Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio.
Quem pode participar
Alunos e profissionais registrados no Conselho podem se inscrever com artigos relacionados ao assunto ou aos temas propostos de cada MCA. Para os graduandos, o projeto só é aceito se contar com a orientação de um professor. Os trabalhos são submetidos a um Comitê Avaliador, formado por três pessoas, utilizando o sistema “blind review”, a fim de assegurar o anonimato do artigo e preservar o resultado do processo.
As avaliações seguem os seguintes critérios: aderência a um dos temas, abordagem contemporânea, clareza na formulação de objetivos, adequação entre dados e metodologia aplicada, comprovação da conclusão e contribuição do artigo para pesquisas futuras.
Clique aqui e leia o regulamento.